top of page

O espaço urbano reúne as multidões, os produtos nos mercados, os atos e os símbolos. Ele os concentra, os acumula. Quem diz “espacialidade urbana”, diz também centro e centralidade, atual ou possível, saturada, quebrada, inquieta, pouco importa; ou seja, centralidade dialética.

 

[Tradução livre]

LEFEBVRE, H. La production de l'espace. 1974.

 

Bem vindo ao espaço virtual do Grupo de Pesquisa sobre o Urbano e a Cidade, GEURB, do departamento de Geografia da Universidade de Brasília. Aqui você encontrará informações sobre o GEURB/UnB, as linhas de pesquisas desenvolvidas, debates e reflexões por seus integrantes, e a produção bibliográfica do grupo relacionada à problemática urbana.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/9

Acreditamos que (re)conhecer a condição urbana em que se constituem as cidades no Brasil e no mundo é um fator de relevância para discutir políticas públicas e ações de transformações por meio da resistência e do empoderamento popular no território, e que a universidade através do conhecimento construído pode e deve contribuir para esse processo. 

 

A partir desse espaço, objetivamos integrar a rede de difusão que está se configurando acerca do urbano e da cidade, contribuindo com a perspectiva geográfica como lente de observação que utilizamos para pensar, viver e intervir na cidade. Ao manter uma aproximação com o espaço social do Distrito Federal diante das especificidades e das semelhanças em relação a outras grandes cidades do Brasil e do mundo, queremos também constituir uma ação colaborativa no processo de intervenção urbana diante das discussões postas na capital federal.

 

Você encontrará ao navegar pelo blog do GEURB a divulgação de eventos relacionados à geografia urbana, além de fóruns e seminários voltados ao debate sobre a cidade, e terá também a possibilidade de interagir e fazer download de materiais diversos (artigos, vídeos, matérias jornalísticas) de interesse sobre o tema.

 

Caso tenha interesse em obter mais informações pode enviar mensagem para geurbunb@gmail.com ou deixar seu comentário no blog. Participe com sugestões e avalie a contribuição das informações disponibilizadas.

 

Nós do GEURB agradecemos a sua visita!

 

Sugestões

Geometrópole

 

GeoRedes - UnB

Observatório das Metrópoles

Artigos e Notícias

'Prioridade de Dilma deveria ser melhoria das cidades', diz geógrafo"

Sábado, 01 de novembro de 2014

​A análise é o geógrafo britânico David Harvey, professor emérito de antropologia da Universidade da Cidade de Nova York (EUA), que prevê momentos difíceis pela frente em razão da crise mundial e da polarização no país.

Como andam as nossas metrópoles? Por Raquel Rolnik

Quarta, 21 de outubro de 2015

Análise da professora Raquel Rolnik publicada originalmente no site da Folha de São Paulo (19/10/15). Divulgado pelo Observatório das Metrópoles para ampliar o debate sobre o papel da dimensão urbana no desenvolvimento brasileiro.

A la caza de un mito. La invención del Barrio Chino como estrategia urbanística de violación territorial y vivencial
Sexta, 09 de outubro de 2015

Resenha de Livia Mortelli do livro "Matar al Chino. Entre la revolución urbanística y el asedio urbano en el barrio del Raval, de Miquel Fernández González (Virus, 2014). Publicado originalmente na Revista de Antropología Iberoamericana (Vol. 10, Núm. 2, mayo – sept., 2015, pp. 298-303)

bottom of page